sábado, 23 de maio de 2009

A MALDADE É GENÉTICA?

O comportamento humano é a muito sabido, ser complexo.Todo esse turbilhão de sentimentos , o amor ,o ódio, a amizade, o ciúme , a inveja e por aí vai, são por demais conhecidos e reconhecidos como inerentes ao homem.Mas eis que isto está com os dias contados.Fiquei sabendo através de um artigo que li em uma destas revistas de circulação nacional , que a maldade é transmitida geneticamente,e não só a maldade mas todos os nossos sentimentos.Finalmente segundo este médico, tudo é genético.Porra,quando eu li aquilo, de início tomei um puta choque, por que eu teria herdado todos os meus defeitos e qualidades e não teria muito o que fazer a não ser administrar esta herança.Mas eis que no meio do caos surge a grande sacada, se tudo é genético logo a genética se Encarregará de tudo, e como num passe de mágica,achará a cura para a maldade e as demais mazelas humanas e assim nos livraremos para sempre de tantos fulanos e sicranos indesejados .Indo um pouco mais longe com a imaginação, a partir desta descoberta teríamos então políticos honestos,banqueiros socialistas,empresários visando o bem-estar geral,putas românticas e apresentadores de televisão com conteúdo.Viva a ciência!
Haroldo Matias

PORQUE NO BRASIL NÃO É ASSIM?

.
Michael Martin, o presidente do Parlamento britânico, demitiu-se ontem na sequência de vários escândalos envolvendo despesas irregulares realizadas por vários deputados. Esta é primeira vez em 300 anos que um “Speaker” da Casa dos Comuns se demite.Há cerca de duas semanas, o Daily Telegraph começou a publicar um conjunto de noticias sobre várias despesas dos deputados, muitas delas abusivas e relacionadas com despesas de representação e deslocação. As práticas prolongaram-se por anos e Martin, que tem como missão representar e defender todos e cada um dos deputados, acabou por ser a vítima mais fácil e inevitável.Gordon Brown, primeiro-ministro e ele próprio envolvido no escândalo, anunciou que a gestão das despesas dos deputados deixará de ser feita pelos próprios. O caso está a ganhar uma dimensão profunda na sociedade britânica, escreve o Financial Times, segundo o qual, os deputados estão cada vez menos entusiasmados com o seu papel na sociedade. “Detesto estar aqui”, afirmou um deputado citado pelo FT, que realça ainda uma das últimas frases de Michael Martin: “Estou feliz por ir embora”.

AONDE ESTÃO OS CULPADOS?

Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luís Inácio Lula da Silva, (PT) em 2005/2006. O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal.
A palavra "mensalão" foi então adotada pela mídia para se referir ao caso. A primeira vez que a palavra foi grafada em um veículo de comunicação de grande reputação nacional ocorreu no jornal Folha de S.Paulo, na matéria do dia 6 de junho de 2005. A palavra, tal como ela é, foi utilizada também na mídia internacional sempre acompanhada de uma pseudo-tradução. Em espanhol já foi traduzida como "mensalón" e em inglês como "big monthly allowance" (grande pagamento mensal) e "vote-buying" (compra de votos).
Foi descoberto em julho de 2008, durante uma investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom, controladora da Telemig e da Amazonia Telecom. As investigações apontaram que essas empresas de telefonia injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, administrada por Marcos Valério, o que, segundo a PF, alimentava o Valerioduto, esquema de pagamento ilegal a parlamentares. A Polícia Federal pôde chegar a essa conclusão após a Justiça ter autorizado a quebra de sigilo do computador central do Banco Opportunity.

TUDO POR DINHEIRO

ESCÂNDALOS EVANGÉLICOS, UMA FORMA RENTÁVEL DE GANHAR DINHEIRO Depois de falar o que bem quis no seu programa na emissora Rede Tv, no sábado (09/02/07) a respeito da emissora Rede Globo e dos líderes da Igreja Renascer em Cristo, o pastor Silas Malafaia não deixou por menos e também atacou o ministro das comunicações Hélio Costa chamando-o de tendencioso, de manter ligações suspeitas com a emissora Rede Globo por ter trabalhado muitos anos naquela emissora como jornalista e por ter vetado a concessão de um canal de tv para a Igreja Renascer. Criticou veemente a emissora Rede Globo de perseguição religiosa, ao ministro das comunicações e não defendeu e nem criticou os líderes da Igreja Renascer por causa das inúmeras irregularidades que estão sendo acusados e até presos. Indignado, o ministro Hélio Costa cobrou do pastor satisfações do seu pronunciamento explosivo; na qualidade e dever de político honesto e não tendencioso, o ministro sentiu-se no dever de apresentar inúmeros pedidos de concessão que foram concedidos a várias instituições evangélicas ou não, declarando não exercer qualquer tipo de acepção por qualquer instituição motivo este que não dava o direito de estar sendo acusado. Depois dos esclarecimentos e da advertência, o pastor Silas Malafaia recuou nas suas acusações pedindo desculpas e prometeu retirar todas as acusações desferidas contra o ministro, pedido este feito em seu programa no sábado (24/02/07). Tudo isto apenas serviu para mais uma jogada de marketing de vendas com o intuito de vender mais produtos de sua marca. Leia o que o pastor Silas Malafaia disse:“Também quero aproveitar e dizer que aquele programa que eu fiz (09/02) e com estas desculpas que estou dando (24/02) estarão juntas. Eu não vou repetir o programa; se você quiser saber tudo o que eu falei e mais esta minha palavra de agora, nós fizemos um DVD porque milhares e milhares de gente que não assistiu quer saber. Eu gostaria de dar o dvd, mas eu pago. Se você quiser o dvd sobre QUESTÕES QUE ENVOLVEM: IGREJA RENASCER, MÍDIA E EVANGÉLICOS ele custa R$24,90 e você pode pagar no cartão ou no cheque-pré e aí você vai ter toda a história porque o negócio ferveu mesmo...”. Mas não se preocupem, logo sairá o livro que o apóstolo Estevam Hernandes prometeu escrever sobre os dias de detenção nos Estados Unidos como ele mesmo mencionou. Quem será o campeão de vendas? Hernandes ou Malafaia? CONCLUSÃO O que realmente importa não são os escândalos e sim o quanto se lucra com eles.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

FALTA VONTADE POLÍTICA PARA ACABAR COM A FOME

O director-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse esta segunda-feira, em Lisboa, que «falta vontade política» para acabar com o flagelo da fome no mundo, que atinge mais de 860 milhões de pessoas, noticia a agência Lusa.
«Os aumentos dos preços dos cereais são um problema cada vez mais sério, mas já o tínhamos previsto há meses atrás. Todas as estatísticas indicavam que esta crise iria acontecer», disse Jacques Diouf à agência Lusa, em declarações à margem da assinatura, em Lisboa, de um acordo de cooperação entre a FAO e a Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL).
Para o responsável máximo da FAO, apesar da actual e preocupante situação ter sido prevista, «infelizmente as pessoas só agem quando a crise já está instalada».
Falta de vontade política
Questionado sobre as possíveis soluções, Diouf falou da «falta de vontade política» para resolver o problema.
«Aumentar a produtividade dos países mais pobres e que importam mais alimentos, ajudar os que dependem das importações, como é o caso de vários países africanos», defendeu.
No entender do secretário-geral da FAO, «a ajuda alimentar continua a ser necessária, nomeadamente para regiões como o Darfur (Sudão) ou para países que sofrem conflitos armados e que não têm dinheiro para comprar alimentos».
Apesar da fome e do recente aumento dos preços dos alimentos, nomeadamente dos cereais, serem um problema global que atinge diversas regiões «desde a América Latina, Ásia e Caraíbas», Diouf chamou a atenção para o que se passa no continente africano, «naturalmente o mais afectado».
«É um problema global que atinge fortemente o continente africano», frisou.

LIXO: VONTADE POLÍTICA

Durante décadas no Brasil o problema dos resíduos sólidos (lixos) eram encarados como parte do saneamento básico: água, esgoto e lixo, seguindo esta mesma ordem de importância. O desenvolvimento da consciência ecológica vem dando destaque aos resíduos sólidos, à sua problemática e às suas conseqüências desastrosas para o meio ambiente.
As autoridades brasileiras ainda tratam o lixo como o último tópico do saneamento básico, apesar do crescimento em todo o país dos lixões que abrigam milhares de trabalhadores em condições sub-humanas, além de propiciarem a contaminação do solo e das águas.
Soluções simples para o tratamento do lixo nos grandes e pequenos centros urbanos brasileiros já provaram ser eficientes. Temos, portanto, que encarar como um problema que necessita de resolução a partirmos para uma solução.
Os passos que levam a solução parcial do problema são:· Acondicionamento do resíduo sólido (lixo);· Transporte do resíduo sólido (lixo);· Coleta seletiva;· Reciclagem;· Armazenamento do resíduo final;· Outros.
Os primeiros passos são o acondicionamento e o transporte do lixo, com o estabelecimento de medidas legais que permitam a organização do sistema de limpeza dando início a um melhor funcionamento de todo o sistema de higienização das ruas e do meio ambiente. Dentro das residências, estabelecimentos comerciais, hospitalares e indústrias deverão ser feitos os acondicionamentos necessários, pois reduzem as possibilidades de contaminação até o seu destino final. O transporte constitui fase importante e requer boa parte dos recursos financeiros disponíveis, sendo aconselhável fazer a coleta em dias alternados para baixar os custos.
A coleta seletiva é a coleta consciente e fundamental para o melhor aproveitamento do lixo e produz diversas alternativas como a coleta em locais determinados de resíduos específicos destinados a reciclagem; a coleta distinta para os diferentes resíduos domésticos e um amplo incentivo às indústrias de reciclagem, responsáveis pela conta de seu produto primário entre outras alternativas.
A reciclagem, hoje, enfrenta grandes problemas em sua implantação, devido ao seu alto custo. É chegado o momento de discernir se o custo financeiro é maior do que o custo ambiental e até quando o planeta e a qualidade de vida da população serão prejudicados em benefício de alguns que detém o controle econômico.
A evolução tecnológica atual ainda não propicia um grande aproveitamento do lixo restando sempre um grande resíduo final que precisará ser armazenado até que uma utilidade seja atribuída a ele.
Atualmente no Brasil os lixões, a céu aberto, têm sido o local de armazenamento e se mostram altamente ineficientes, sendo o aterro sanitário a solução provisória mais conveniente. Considerações devem ser feitas aos aterros, devido ao seu grau de periculosidade para o solo e as águas, necessitando de estudos rigorosos do tipo de resíduo a ser aterrado e do local destinado para isso.
Em Brasília, a coleta seletiva ainda não atingiu todo o plano piloto e a reciclagem ainda é um projeto para o futuro. Os lixões estão localizados em áreas abandonadas pelo sistema de limpeza urbana, propiciando focos de doenças e o trabalho sub-humano. O projeto é pouco ousado e não tem se mostrado eficiente.
O problema é constrangedor e precisa de mobilização da comunidade e das autoridades para agilizar o processo de resgate da qualidade de vida do homem e de seu meio. Campanhas que orientam a comunidade, debates nas escolas, fiscalização dos lixões, construções de aterros sanitários, implantação da coleta seletiva em todo o Distrito Federal, são algumas das primeiras atitudes que deveriam ser tomadas pelas autoridades, além do incentivo aos grupos ambientais locais que poderiam ajudar na tarefa de fiscalização e divulgação para a sociedade das campanhas desenvolvidas. Se a comunidade e as autoridades locais trabalharem juntas poderão aumentar o padrão de vida da população.
O artigo acima é parte integrante da revista Meio Ambiente no. 1www.revistameioambiente.com.br

quarta-feira, 20 de maio de 2009

APOCALIPSE NÃO!

Estamos a um passo do fim.Esta frase pode parecer apocalíptica,mas é a pura verdade porém, só vamos acreditar quando William Bonner oficializar a notícia pelo menos tem sido assim nos últimos dez anos.Precisamos acordar e fazermos a nossa parte e a primeira coisa a fazer é tomar consciência e em paralelo fazermos nossa parte e cobrarmos dos governo que façam a sua.Segue algumas sugestões para minimizar o aquecimento global:

*Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

*Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

*Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

*Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

*Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

*Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

*Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

*Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

*Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

*Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

*Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).