quinta-feira, 21 de maio de 2009

FALTA VONTADE POLÍTICA PARA ACABAR COM A FOME

O director-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse esta segunda-feira, em Lisboa, que «falta vontade política» para acabar com o flagelo da fome no mundo, que atinge mais de 860 milhões de pessoas, noticia a agência Lusa.
«Os aumentos dos preços dos cereais são um problema cada vez mais sério, mas já o tínhamos previsto há meses atrás. Todas as estatísticas indicavam que esta crise iria acontecer», disse Jacques Diouf à agência Lusa, em declarações à margem da assinatura, em Lisboa, de um acordo de cooperação entre a FAO e a Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL).
Para o responsável máximo da FAO, apesar da actual e preocupante situação ter sido prevista, «infelizmente as pessoas só agem quando a crise já está instalada».
Falta de vontade política
Questionado sobre as possíveis soluções, Diouf falou da «falta de vontade política» para resolver o problema.
«Aumentar a produtividade dos países mais pobres e que importam mais alimentos, ajudar os que dependem das importações, como é o caso de vários países africanos», defendeu.
No entender do secretário-geral da FAO, «a ajuda alimentar continua a ser necessária, nomeadamente para regiões como o Darfur (Sudão) ou para países que sofrem conflitos armados e que não têm dinheiro para comprar alimentos».
Apesar da fome e do recente aumento dos preços dos alimentos, nomeadamente dos cereais, serem um problema global que atinge diversas regiões «desde a América Latina, Ásia e Caraíbas», Diouf chamou a atenção para o que se passa no continente africano, «naturalmente o mais afectado».
«É um problema global que atinge fortemente o continente africano», frisou.

Um comentário:

  1. Embora o ser humano seja considerado o mais inteligente dentre os seres viventes, são questões como estas que Não dá para compreender.
    Abraço e bom final de semana pra ti!!

    ResponderExcluir